Pesquisar neste blogue

sábado, 24 de abril de 2010

Cabo Verde - um pouco da sua História (continuação)

O seu principal centroera Ribeira Grande de Santiago (actual «Cidade Velha») que, em 1533foi elevada à categoria de cidade, tornando-se sede de um Bispado, de uma Diocese. A igreja católica mais antiga de África situa-se precisamente nesta cidade de Ribeira Grande e foi construída em 1495.
No século XVII, nas exportações de Cabo Verde, destaca-se o óles de baleia com destino ao Brasil. Devido à guerra da Restauração, Cabo Verde passa a administrar o território português da Guiné até 1879.
No século XVIII, os corsários franceses assaltaram e destruíram grande parte da Ribeira Grande - 1712, causando a transferência da capital para a cidade da Praia em 1769.
Em 1794 intensificou-se o povoamento da ilha de São Vicente, com a chegada de casais de Madeirenses e outros.
Em 1817, foi aberta a primeira escola primária oficial, na Praia.
Entre 1831 e 1833 houve uma grande fome em Cabo Verde, tendo morridomilhares de pessoas. Chegou ajuda internacional dos Estados Unidos da América, pois o Reino Unido estava mergulhado na Guerra Civil Portuguesa (1828-1834).
Neste século XIX, sucederam-se novas fomes que conduziram à emigração maciça de caboverdianos.Neste século, Cabo Verde exporta também tartarugas, milho, aguardente, tabaco, âmbar, óleo, sementes de purgueira e sal.
A exploração de urzela, do âmbar, do dragoeiro e das tartarugas era monopólio da Coroa.
O tráfico de escravos foi abolidoem1876, levando ao decréscimo do interesse pelo arquipélago, à decad~encia económica e à emigração dos habitantes, sobretudo já no século XX.

Sem comentários:

Enviar um comentário