Pesquisar neste blogue

domingo, 2 de maio de 2010

Danças de Cabo Verde

COLADEIRA
A Coladeira surgiu em Cabo Verde nos anos cinquenta do séc.XX. É de ritmo binário e de andamento mais moderado que o Funaná. A Coladeira (Coladera),pode dizer-se também, que é um estilo mais vivo que a Morna, de cadência quaternária, em que a relação do cavalheiro e da dama é feita num arrastar dos pés, com momentos de improvisação do cavalheiro que se afasta sob o olhar da dama.
A Coladeira é uma constante das noites caboverdianas sendo tocada e dançada. Varia de ritmo de acrdo com influências das músicas latino-americanas, sobretudo brasileiras.


KOLA SAN JON
O Kola sAN jON consta do jogo dos tambores e dos apitos nos dias de festa de S.João. Está ligado ao ritualda fertilidade da terra celebrado no solstício de Verão.
Nesta dança os pares batem-se cadencialmente entre si. É a chamada - Dança da Umbigada.


MAZURCA
A Mazurca é uma dança tradicional importada de cortes europeias, nomeadamente da Polónia. É executada por partes formando figuras e desenhos diferentes, em compasso ternário e tempo vivo. Uma caracte´risticada Mazurca é o ritmo pontuado, com acento típico no 2º e 3º tempos do compasso. Num ritmo alegre e sincopado o papel dos pares está intimamente ligado à movimentação do grupo.
A Mazurka é tocada e dançada em quase todas as ilhas de Cabo Verde, sobretudo nas de S.Antão, S.Nicolau e Boavista. Na ilha do Fogo existe uma variante da Mazurka que é o - Rabolo.

1 comentário:

  1. Black Titanium Wedding Band T-Shirt - T-Shirt
    Black Titanium Wedding dental implants Band T-Shirt. titanium piercing jewelry Black-tone, T-Shirt with 3 different pockets and columbia titanium jacket the columbia titanium pants same size. 5.5 titanium ring x 6 inch.

    ResponderEliminar